TAREFA 03: GRITO DE GUERRA
Produzir e ensaiar um grito de guerra da equipe, o qual deverá ser anunciado toda vez que a comissão organizadora pedir. Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques/ 10 pontos para as demais equipes. Apresentar à comissão julgadora no dia 07/06.
TAREFA 04: BLOG DA EQUIPE
Criar um blog da equipe de acordo com Folha em anexo. Enviar o endereço através de comentário resposta ao blog da GINCANA até 31/05. Pontuação: 50 pontos para os dois blogs mais originais e organizados/10 pontos para demais equipes.
ATENÇÃO: todos os dias serão analisadas as postagens do blog da equipe, computando 10 pontos diários para equipes com blog organizado, atualizado e com respostas das tarefas solicitadas. De acordo com tarefa em folha anexa. Datas: 30/05 a 22/05.
TAREFA 05: MINHA BANDEIRA
Confeccionar uma bandeira ou estandarte em TNT ou outro tecido na sua cor contendo o nome da equipe, o mascote, a turma e 5ª Gincana Ambiental - CB. Apresentar à comissão julgadora no dia 03/06 às 10h na sala da vice-direção.
Deve estar presente em todas as etapas da gincana.
Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques /10 pontos para as demais equipes que cumprirem a tarefa.
2014 - Projeto: BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS - E.E.E.M Castelo Branco, Três de Maio/RS
terça-feira, 31 de maio de 2011
Semana Interdisciplinar
Durante uma semana de aula, ou seja do dia 31/05 a 06/06 os professores estarão trabalhando TEMAS AMBIENTAIS. Segue abaixo os temas; equipes pesquisem para contribuir com as discussões em aula, é importante inteirarem-se do assunto.
ARTES/ED. ARTÍSTICA: Confecção de troféu a partir de material reciclável.
SOCIOLOGIA/FILOSOFIA: Planetarização x Globalização
QUÍMICA/CIÊNCIAS: coca-cola e outros refrigerantes – composição e possíveis problemas de saúde/consumismo
CIÊNCIAS/BIOLOGIA: Nome da equipe – ser vivo – relações ecológicas /econômicas do ser vivo - ecossistema
PORTUGUÊS: Discussão e Produção de texto a partir análise do convívio escolar: geração de lixo, preservação e cuidado com bem público, valores em relacionamento, atitudes sustentáveis em casa e escola...
MATEMÁTICA: Dados referentes a contaminação ambiental e produção do lixo; Análise do papel dos anúncios publicitários na formação dos hábitos de consumo.
FÍSICA/CIÊNCIAS: Tarefa da Gincana – ovo de pára-quedas
GEOGRAFIA: uso adequado dos recursos naturais: sustentabilidade
HISTÓRIA: Evolução Tecnológica – Internet o bem e o mal
ENSINO RELIGIOSO: ética nas relações humanas e ambientais
LEM: textos/reportagens relacionados ao ambiente
ED.FÍSICA: cooperação e coordenação motora para desenvolvimento de tarefas
ARTES/ED. ARTÍSTICA: Confecção de troféu a partir de material reciclável.
SOCIOLOGIA/FILOSOFIA: Planetarização x Globalização
QUÍMICA/CIÊNCIAS: coca-cola e outros refrigerantes – composição e possíveis problemas de saúde/consumismo
CIÊNCIAS/BIOLOGIA: Nome da equipe – ser vivo – relações ecológicas /econômicas do ser vivo - ecossistema
PORTUGUÊS: Discussão e Produção de texto a partir análise do convívio escolar: geração de lixo, preservação e cuidado com bem público, valores em relacionamento, atitudes sustentáveis em casa e escola...
MATEMÁTICA: Dados referentes a contaminação ambiental e produção do lixo; Análise do papel dos anúncios publicitários na formação dos hábitos de consumo.
FÍSICA/CIÊNCIAS: Tarefa da Gincana – ovo de pára-quedas
GEOGRAFIA: uso adequado dos recursos naturais: sustentabilidade
HISTÓRIA: Evolução Tecnológica – Internet o bem e o mal
ENSINO RELIGIOSO: ética nas relações humanas e ambientais
LEM: textos/reportagens relacionados ao ambiente
ED.FÍSICA: cooperação e coordenação motora para desenvolvimento de tarefas
EQUIPES NOMEADAS...mascote...capitão(ã)
Que surpresa ao acessar os blogs das equipes! Não podiam ter feito melhor: originais, organizados, alguns com novidades, outros com tarefas que ainda nem foram pedidas! Outros com textos próprios, todos com pesquisas referentes ao ambiente. èsuper interessante acompan´há-los!
Mas vamos ao que refe-se o título desta postagem.
Equipes nomeadas de acordo com a tarefa, mascotes e cor escolhidos, capitão ou capitã definidos:
EQUIPE MASCOTE COR CAPITÃO(Ã) Série turma Prof. Conselh.
Equipe LOBO-GUARÁ lobo-guará branca Danielly 8ª E.F 81 Mário
Equipe CAMALEÃO PAPA-VENTO camaleão laranja Anelise 8ª E.F 82 Cristiane
Equipe ONÇA-PINTADA Onça-pintada roxa Daniela 8ª E.F 83 Marinês
Equipe SAPO CURURU sapo preta Cássia 1ª E.M 111 Mariza
Equipe CORUJÃO coruja cinza Maiara 1ª E.M 112 Lola
Equipe CARDEAIS cardeal vermelha Douglas 1ª E.M 113 Élio W.
Equipe FALCÃO Falcão peregrino azul Cristhian 2ª E.M 211 Jaqueline B.
Equipe BUGIO macaco verde Douglas 2ª E.M 212 Márcia C.
Equipe ABELHAS URUÇU abelha amarela Paloma 3ª E.M 311 Lusiane
Mas vamos ao que refe-se o título desta postagem.
Equipes nomeadas de acordo com a tarefa, mascotes e cor escolhidos, capitão ou capitã definidos:
EQUIPE MASCOTE COR CAPITÃO(Ã) Série turma Prof. Conselh.
Equipe LOBO-GUARÁ lobo-guará branca Danielly 8ª E.F 81 Mário
Equipe CAMALEÃO PAPA-VENTO camaleão laranja Anelise 8ª E.F 82 Cristiane
Equipe ONÇA-PINTADA Onça-pintada roxa Daniela 8ª E.F 83 Marinês
Equipe SAPO CURURU sapo preta Cássia 1ª E.M 111 Mariza
Equipe CORUJÃO coruja cinza Maiara 1ª E.M 112 Lola
Equipe CARDEAIS cardeal vermelha Douglas 1ª E.M 113 Élio W.
Equipe FALCÃO Falcão peregrino azul Cristhian 2ª E.M 211 Jaqueline B.
Equipe BUGIO macaco verde Douglas 2ª E.M 212 Márcia C.
Equipe ABELHAS URUÇU abelha amarela Paloma 3ª E.M 311 Lusiane
segunda-feira, 30 de maio de 2011
BLOGS DAS EQUIPES - tarefa 04
TAREFA 04: BLOG DA EQUIPE
Criar um blog da equipe de acordo com Folha em anexo entregue ao(a) capitão(ã). Enviar o endereço através de comentário resposta ao blog da GINCANA até 31/05. Pontuação: 50 pontos para os dois blogs mais originais e organizados/10 pontos para demais equipes.
IMPORTANTE: todos os dias serão analisadas as postagens do blog da equipe, computando 10 pontos diários para equipes com blog organizado, atualizado e com respostas das tarefas solicitadas. De acordo com tarefa em folha anexa. Datas: 31/05 a 22/05.
Atenção: ENVIAR O ENDEREÇO DO BLOG até às 18h do dia 31/05 em comentários desta postagem.
Criar um blog da equipe de acordo com Folha em anexo entregue ao(a) capitão(ã). Enviar o endereço através de comentário resposta ao blog da GINCANA até 31/05. Pontuação: 50 pontos para os dois blogs mais originais e organizados/10 pontos para demais equipes.
IMPORTANTE: todos os dias serão analisadas as postagens do blog da equipe, computando 10 pontos diários para equipes com blog organizado, atualizado e com respostas das tarefas solicitadas. De acordo com tarefa em folha anexa. Datas: 31/05 a 22/05.
Atenção: ENVIAR O ENDEREÇO DO BLOG até às 18h do dia 31/05 em comentários desta postagem.
NOME DA EQUIPE
Atenção equipes! IMPORTANTE - TAREFA REALIZADA HOJE!!! Mudanças...
TAREFA 01: FORMANDO A EQUIPE
Escolher um nome para a equipe. Critério: deve ser um nome de ser vivo do Brasil. OBS: Este nome influenciará em várias atividades.
Escolher o capitão (ã) da equipe- critérios:
não trabalhar ou estudar no turno inverso; ser comunicativo; ter acesso a internet em casa. Definir 2 cores(1ª opção e 2ª opção). Sem pontuação.
DESTACANDO: quando faz referência ao nome – ser vivo do Brasil
* refere-se a espécies nativas, silvestres, ou seja, próprias do nosso país;
*refere-se a nome popular da espécie e não ao grupo, família a que pertence.
Sinto que deveria ter explicado melhor na tarefa, na minha compreensão isto estava claro. Também para esclarecer tudo isto seria necessário maior tempo após a apresentação das equipes. Mas estamos no INÍCIO.
DESTACANDO: Sem pontuação. Como não vale pontos e o nome influenciará em várias tarefas, estamos no INÍCIO é necessária a correção.
Então as seguintes equipes deverão acrescentar ou escolher uma espécie (usando o nome popular) do grupo que optaram no lançamento. Deixo sugestões que não foge do nome escolhido, da mascote e é brasileiro.
TURMA 81 – EQUIPE CÃO: como existem várias raças selecionadas de cães ancestrais, e de suas misturas no Brasil são conhecidos como vira-latas ou então optem pelas espécies de lobos nativos que são: lobo-guará, cachorro-do-mato.
TURMA 83 – EQUIPE FELINOS: Onça-pintada, puma, jaguatirica, gato-do-mato.
TURMA 212 – EQUIPE MACACO: sagüi, mico-leão-dourado, bugio, macaco-aranha, muriqui.
TURMA 311 – EQUIPE ABELHAS: sugiro acrescentar mais um nome, os representantes nativos mais populares são a jataí, uruçu, tiúba, jandaíra, mandaçaia, irapuá.
PARABÉNS ÀS EQUIPES que estão nomeadas de acordo com o solicitado:
TURMA 111 - EQUIPE SAPO CURURU
TURMA 113 - EQUIPE CARDEAIS.
TURMA 112 – EQUIPE CORUJÃO : todas as espécies de coruja iniciam com o nome popular “coruja”
Turma 211 – EQUIPE FALCÃO: ocorre no Brasil o Falcão Peregrino ou Falcão Real
TURMA 82 – EQUIPE CAMALEÃO: o nome deve fazer referência ao Lagarto Papa-vento conhecido também por camaleão.
TAREFA 01: FORMANDO A EQUIPE
Escolher um nome para a equipe. Critério: deve ser um nome de ser vivo do Brasil. OBS: Este nome influenciará em várias atividades.
Escolher o capitão (ã) da equipe- critérios:
não trabalhar ou estudar no turno inverso; ser comunicativo; ter acesso a internet em casa. Definir 2 cores(1ª opção e 2ª opção). Sem pontuação.
DESTACANDO: quando faz referência ao nome – ser vivo do Brasil
* refere-se a espécies nativas, silvestres, ou seja, próprias do nosso país;
*refere-se a nome popular da espécie e não ao grupo, família a que pertence.
Sinto que deveria ter explicado melhor na tarefa, na minha compreensão isto estava claro. Também para esclarecer tudo isto seria necessário maior tempo após a apresentação das equipes. Mas estamos no INÍCIO.
DESTACANDO: Sem pontuação. Como não vale pontos e o nome influenciará em várias tarefas, estamos no INÍCIO é necessária a correção.
Então as seguintes equipes deverão acrescentar ou escolher uma espécie (usando o nome popular) do grupo que optaram no lançamento. Deixo sugestões que não foge do nome escolhido, da mascote e é brasileiro.
TURMA 81 – EQUIPE CÃO: como existem várias raças selecionadas de cães ancestrais, e de suas misturas no Brasil são conhecidos como vira-latas ou então optem pelas espécies de lobos nativos que são: lobo-guará, cachorro-do-mato.
TURMA 83 – EQUIPE FELINOS: Onça-pintada, puma, jaguatirica, gato-do-mato.
TURMA 212 – EQUIPE MACACO: sagüi, mico-leão-dourado, bugio, macaco-aranha, muriqui.
TURMA 311 – EQUIPE ABELHAS: sugiro acrescentar mais um nome, os representantes nativos mais populares são a jataí, uruçu, tiúba, jandaíra, mandaçaia, irapuá.
PARABÉNS ÀS EQUIPES que estão nomeadas de acordo com o solicitado:
TURMA 111 - EQUIPE SAPO CURURU
TURMA 113 - EQUIPE CARDEAIS.
TURMA 112 – EQUIPE CORUJÃO : todas as espécies de coruja iniciam com o nome popular “coruja”
Turma 211 – EQUIPE FALCÃO: ocorre no Brasil o Falcão Peregrino ou Falcão Real
TURMA 82 – EQUIPE CAMALEÃO: o nome deve fazer referência ao Lagarto Papa-vento conhecido também por camaleão.
LANÇAMENTO DA 5ª GA
Com o auditório da escola lotado, muita empolgação (como é difícil aquietar essa gurizada), iniciou-se a Gincana Ambiental, sendo a programação:
- imagens em vídeo da 4ª Gincana Ambiental;
- Imagens dos vídeos produzidos "Sou Castelo";
- Leitura dos objetivos da Gincana;
- Leitura e discussão do Regulamento;
- Formação das equipes, escolha do nome, do(a) capitão(ã), cor e mascote e sua respectiva apresentação.
Capitão/Capitã das equipes |
Coordenadora da GA: Prof. Leani |
Comissão de Jurados: Prof. Stel, Astrid, Ana e Rejane |
domingo, 29 de maio de 2011
Regulamento da 5ª GA
5ª Gincana Ambiental
Conhecimento, atitude e responsabilidade.
Público-alvo: 8ª série (81, 82, 83) e EM
Regulamento:
1. As equipes serão formadas pelos alunos matriculados na respectiva turma.
2. Os componentes das equipes deverão ser identificados por cor, podendo ser algum desses exemplos: (camiseta, boné ou fitas de tecido ou papel). A cor será definida em tarefa.
3. Cada equipe deverá ter o seu (sua) capitão (ã) que se apresentará para repassar as tarefas e resolver as possíveis pendências do grupo.
4. As equipes deverão contar com no mínimo 70% da turma, sendo menor este percentual de participantes, perderá 10 pontos por componente ausente do total da turma.
5. Nos dias da gincana, cada aluno deve assinar a lista de presença.
6. Cada equipe deverá ter um nome relacionado com o meio ambiente, definido na tarefa nº 1.
7. Cada equipe deverá ter um (a) professor (a) responsável que acompanhará a equipe nos dias da gincana.
8. O professor conselheiro da turma é o grande incentivador e responsável pela equipe, tendo que disponibilizar alguns minutos de sua aula para auxiliar a equipe durante o período da gincana.
9. No dias da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais alheios ao evento ou à equipe.
10. As tarefas serão encaminhadas para o (a) capitão (ã) no QG Central pela comissão organizadora e deverão ser cumpridas no tempo determinado.
11. A equipe perderá 10 pontos, se os participantes prejudicarem o desenvolvimento das atividades, quer seja na disciplina ou durante o cumprimento das tarefas apresentadas por outra equipe.
12. Qualquer dúvida será decidida pela comissão organizadora juntamente com a comissão julgadora. A decisão é soberana.
13. No término de cada dia da gincana, cada equipe deverá ter seu QG organizado, recolhido todo seu material, sob pena de ser desclassificado.
14. Somente receberá premiação o componente da equipe que comparecer no mínimo 02 dias da gincana.
15. O resultado financeiro das tarefas que envolvem venda será revertido para o pagamento da premiação.
16. Cada equipe deverá ter seu material básico: papel em branco, caneta, lápis, borracha, tesoura, fita adesiva, régua, canetões coloridos, TNT, etc.
17. Cada equipe deverá acompanhar a gincana através do blog: gincanacb.blogspot.com, sendo que no mínimo 50% da turma deve ser seguidor .
18. Cada equipe deverá ter seu blog e seguir orientações dadas em folha anexa.
19. A equipe deve participar em todas as tarefas, sob pena de perder 20% de seus pontos; caso repita a não participação, é desclassificada e terá aulas normais durante os dias da gincana.
20. Critério de desempate final:
1º - a turma com maior percentual de presentes nos dias da gincana – 30/07, 07/06 e 17/06.
2º - Blog mais organizado e interativo.
PREMIAÇÃO:
1º lugar: camiseta comemorativa da gincana para cada integrante e troféu.
2º lugar: foto da equipe para cada integrante e troféu.
3º lugar: troféu
4º lugar: troféu
5º lugar: troféu
Conhecimento, atitude e responsabilidade.
Público-alvo: 8ª série (81, 82, 83) e EM
Regulamento:
1. As equipes serão formadas pelos alunos matriculados na respectiva turma.
2. Os componentes das equipes deverão ser identificados por cor, podendo ser algum desses exemplos: (camiseta, boné ou fitas de tecido ou papel). A cor será definida em tarefa.
3. Cada equipe deverá ter o seu (sua) capitão (ã) que se apresentará para repassar as tarefas e resolver as possíveis pendências do grupo.
4. As equipes deverão contar com no mínimo 70% da turma, sendo menor este percentual de participantes, perderá 10 pontos por componente ausente do total da turma.
5. Nos dias da gincana, cada aluno deve assinar a lista de presença.
6. Cada equipe deverá ter um nome relacionado com o meio ambiente, definido na tarefa nº 1.
7. Cada equipe deverá ter um (a) professor (a) responsável que acompanhará a equipe nos dias da gincana.
8. O professor conselheiro da turma é o grande incentivador e responsável pela equipe, tendo que disponibilizar alguns minutos de sua aula para auxiliar a equipe durante o período da gincana.
9. No dias da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais alheios ao evento ou à equipe.
10. As tarefas serão encaminhadas para o (a) capitão (ã) no QG Central pela comissão organizadora e deverão ser cumpridas no tempo determinado.
11. A equipe perderá 10 pontos, se os participantes prejudicarem o desenvolvimento das atividades, quer seja na disciplina ou durante o cumprimento das tarefas apresentadas por outra equipe.
12. Qualquer dúvida será decidida pela comissão organizadora juntamente com a comissão julgadora. A decisão é soberana.
13. No término de cada dia da gincana, cada equipe deverá ter seu QG organizado, recolhido todo seu material, sob pena de ser desclassificado.
14. Somente receberá premiação o componente da equipe que comparecer no mínimo 02 dias da gincana.
15. O resultado financeiro das tarefas que envolvem venda será revertido para o pagamento da premiação.
16. Cada equipe deverá ter seu material básico: papel em branco, caneta, lápis, borracha, tesoura, fita adesiva, régua, canetões coloridos, TNT, etc.
17. Cada equipe deverá acompanhar a gincana através do blog: gincanacb.blogspot.com, sendo que no mínimo 50% da turma deve ser seguidor .
18. Cada equipe deverá ter seu blog e seguir orientações dadas em folha anexa.
19. A equipe deve participar em todas as tarefas, sob pena de perder 20% de seus pontos; caso repita a não participação, é desclassificada e terá aulas normais durante os dias da gincana.
20. Critério de desempate final:
1º - a turma com maior percentual de presentes nos dias da gincana – 30/07, 07/06 e 17/06.
2º - Blog mais organizado e interativo.
PREMIAÇÃO:
1º lugar: camiseta comemorativa da gincana para cada integrante e troféu.
2º lugar: foto da equipe para cada integrante e troféu.
3º lugar: troféu
4º lugar: troféu
5º lugar: troféu
Assinar:
Postagens (Atom)