terça-feira, 31 de maio de 2011

TAREFAS DE IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE

TAREFA 03: GRITO DE GUERRA



Produzir e ensaiar um grito de guerra da equipe, o qual deverá ser anunciado toda vez que a comissão organizadora pedir. Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques/ 10 pontos para as demais equipes. Apresentar à comissão julgadora no dia 07/06.


TAREFA 04: BLOG DA EQUIPE


Criar um blog da equipe de acordo com Folha em anexo. Enviar o endereço através de comentário resposta ao blog da GINCANA até 31/05. Pontuação: 50 pontos para os dois blogs mais originais e organizados/10 pontos para demais equipes.


ATENÇÃO: todos os dias serão analisadas as postagens do blog da equipe, computando 10 pontos diários para equipes com blog organizado, atualizado e com respostas das tarefas solicitadas. De acordo com tarefa em folha anexa. Datas: 30/05 a 22/05.


TAREFA 05: MINHA BANDEIRA


Confeccionar uma bandeira ou estandarte em TNT ou outro tecido na sua cor contendo o nome da equipe, o mascote, a turma e 5ª Gincana Ambiental - CB. Apresentar à comissão julgadora no dia 03/06 às 10h na sala da vice-direção.


Deve estar presente em todas as etapas da gincana.


Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques /10 pontos para as demais equipes que cumprirem a tarefa.

Semana Interdisciplinar

Durante uma semana de aula, ou seja do dia 31/05 a 06/06 os professores estarão trabalhando TEMAS AMBIENTAIS. Segue abaixo os temas; equipes pesquisem para contribuir com as discussões em aula, é importante inteirarem-se do assunto.

ARTES/ED. ARTÍSTICA: Confecção de troféu a partir de material reciclável.

SOCIOLOGIA/FILOSOFIA: Planetarização x Globalização

QUÍMICA/CIÊNCIAS: coca-cola e outros refrigerantes – composição e possíveis problemas de saúde/consumismo

CIÊNCIAS/BIOLOGIA: Nome da equipe – ser vivo – relações ecológicas /econômicas do ser vivo - ecossistema

PORTUGUÊS: Discussão e Produção de texto a partir análise do convívio escolar: geração de lixo, preservação e cuidado com bem público, valores em relacionamento, atitudes sustentáveis em casa e escola...

MATEMÁTICA: Dados referentes a contaminação ambiental e produção do lixo; Análise do papel dos anúncios publicitários na formação dos hábitos de consumo.

FÍSICA/CIÊNCIAS: Tarefa da Gincana – ovo de pára-quedas

GEOGRAFIA: uso adequado dos recursos naturais: sustentabilidade

HISTÓRIA: Evolução Tecnológica – Internet o bem e o mal

ENSINO RELIGIOSO: ética nas relações humanas e ambientais

LEM: textos/reportagens relacionados ao ambiente
ED.FÍSICA: cooperação e coordenação motora para desenvolvimento de tarefas

EQUIPES NOMEADAS...mascote...capitão(ã)

Que surpresa ao acessar os blogs das equipes! Não podiam ter feito melhor: originais, organizados, alguns com novidades, outros com tarefas que ainda nem foram pedidas! Outros com textos próprios, todos com pesquisas referentes ao ambiente. èsuper interessante acompan´há-los!

Mas vamos ao que refe-se o título desta postagem.
Equipes nomeadas de acordo com a tarefa, mascotes e cor escolhidos, capitão ou capitã definidos:

EQUIPE                    MASCOTE     COR     CAPITÃO(Ã)  Série  turma Prof. Conselh.


Equipe LOBO-GUARÁ    lobo-guará      branca        Danielly        8ª E.F      81      Mário

Equipe CAMALEÃO PAPA-VENTO camaleão laranja         Anelise          8ª E.F      82      Cristiane

Equipe ONÇA-PINTADA Onça-pintada roxa           Daniela          8ª E.F       83     Marinês

Equipe SAPO CURURU      sapo           preta           Cássia             1ª E.M   111     Mariza

Equipe CORUJÃO       coruja        cinza            Maiara            1ª E.M   112      Lola

Equipe CARDEAIS      cardeal      vermelha     Douglas          1ª E.M   113      Élio W.

Equipe FALCÃO      Falcão peregrino azul     Cristhian         2ª E.M   211   Jaqueline B.

Equipe BUGIO           macaco         verde        Douglas           2ª E.M   212    Márcia C.

Equipe ABELHAS URUÇU abelha   amarela   Paloma             3ª E.M    311    Lusiane


segunda-feira, 30 de maio de 2011

BLOGS DAS EQUIPES - tarefa 04

TAREFA 04: BLOG DA EQUIPE


Criar um blog da equipe de acordo com Folha em anexo entregue ao(a) capitão(ã).  Enviar o endereço através de comentário resposta ao blog da GINCANA até 31/05. Pontuação: 50 pontos para os dois blogs mais originais e organizados/10 pontos para demais equipes.

IMPORTANTE: todos os dias serão analisadas as postagens do blog da equipe, computando 10 pontos diários para equipes com blog organizado, atualizado e com respostas das tarefas solicitadas. De acordo com tarefa em folha anexa. Datas: 31/05 a 22/05.

Atenção: ENVIAR O  ENDEREÇO DO BLOG até às 18h do  dia 31/05 em comentários desta postagem. 

NOME DA EQUIPE

Atenção equipes!   IMPORTANTE - TAREFA REALIZADA HOJE!!! Mudanças...

TAREFA 01: FORMANDO A EQUIPE
Escolher um nome para a equipe. Critério: deve ser um nome de ser vivo do Brasil. OBS: Este nome influenciará em várias atividades.
Escolher o capitão (ã) da equipe- critérios:
não trabalhar ou estudar no turno inverso; ser comunicativo; ter acesso a internet em casa. Definir 2 cores(1ª opção e 2ª opção). Sem pontuação.

DESTACANDO: quando faz referência ao nome – ser vivo do Brasil
* refere-se a espécies nativas, silvestres, ou seja, próprias do nosso país;
*refere-se a nome popular da espécie e não ao grupo, família a que pertence.

Sinto que deveria ter explicado melhor na tarefa, na minha compreensão isto estava claro. Também para esclarecer tudo isto seria necessário maior tempo após a apresentação das equipes. Mas estamos no INÍCIO.

DESTACANDO: Sem pontuação. Como não vale pontos e o nome influenciará em várias tarefas, estamos no INÍCIO é necessária a correção.

Então as seguintes equipes deverão acrescentar ou escolher uma espécie (usando o nome popular) do grupo que optaram no lançamento. Deixo sugestões que não foge do nome escolhido, da mascote e é brasileiro.
TURMA 81 – EQUIPE CÃO: como existem várias raças selecionadas de cães ancestrais, e de suas misturas no Brasil são conhecidos como vira-latas ou então optem pelas espécies de lobos nativos que são: lobo-guará, cachorro-do-mato.
TURMA 83 – EQUIPE FELINOS: Onça-pintada, puma, jaguatirica, gato-do-mato.
TURMA 212 – EQUIPE MACACO: sagüi, mico-leão-dourado, bugio, macaco-aranha, muriqui.
TURMA 311 – EQUIPE ABELHAS: sugiro acrescentar mais um nome, os representantes nativos mais populares são a jataí, uruçu, tiúba, jandaíra, mandaçaia, irapuá.

PARABÉNS ÀS EQUIPES que estão nomeadas de acordo com o solicitado:

TURMA 111 - EQUIPE SAPO CURURU
TURMA 113 - EQUIPE CARDEAIS.
TURMA 112 – EQUIPE CORUJÃO : todas as espécies de coruja iniciam com o nome popular “coruja”
Turma 211 – EQUIPE FALCÃO: ocorre no Brasil o Falcão Peregrino ou Falcão Real
TURMA 82 – EQUIPE CAMALEÃO: o nome deve fazer referência ao Lagarto Papa-vento conhecido também por camaleão.



LANÇAMENTO DA 5ª GA

Com o auditório da escola lotado, muita empolgação (como é difícil aquietar essa gurizada), iniciou-se a Gincana Ambiental, sendo a programação:
  • imagens em vídeo da 4ª Gincana Ambiental;
  • Imagens dos vídeos produzidos "Sou Castelo";
  • Leitura dos objetivos da Gincana;
  • Leitura e discussão do Regulamento;
  • Formação das equipes, escolha do nome,  do(a) capitão(ã), cor e mascote e sua respectiva apresentação.



Capitão/Capitã das equipes

Coordenadora da GA: Prof. Leani

Comissão de Jurados: Prof. Stel, Astrid, Ana e Rejane

domingo, 29 de maio de 2011

Regulamento da 5ª GA

           5ª Gincana Ambiental
                                     Conhecimento, atitude e responsabilidade.

                                            Público-alvo: 8ª série (81, 82, 83) e EM
Regulamento:

1. As equipes serão formadas pelos alunos matriculados na respectiva turma.

2. Os componentes das equipes deverão ser identificados por cor, podendo ser algum desses exemplos: (camiseta, boné ou fitas de tecido ou papel). A cor será definida em tarefa.

3. Cada equipe deverá ter o seu (sua) capitão (ã) que se apresentará para repassar as tarefas e resolver as possíveis pendências do grupo.

4. As equipes deverão contar com no mínimo 70% da turma, sendo menor este percentual de participantes, perderá 10 pontos por componente ausente do total da turma.

5. Nos dias da gincana, cada aluno deve assinar a lista de presença.

6. Cada equipe deverá ter um nome relacionado com o meio ambiente, definido na tarefa nº 1.

7. Cada equipe deverá ter um (a) professor (a) responsável que acompanhará a equipe nos dias da gincana.

8. O professor conselheiro da turma é o grande incentivador e responsável pela equipe, tendo que disponibilizar alguns minutos de sua aula para auxiliar a equipe durante o período da gincana.

9. No dias da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais alheios ao evento ou à equipe.

10. As tarefas serão encaminhadas para o (a) capitão (ã) no QG Central pela comissão organizadora e deverão ser cumpridas no tempo determinado.

11. A equipe perderá 10 pontos, se os participantes prejudicarem o desenvolvimento das atividades, quer seja na disciplina ou durante o cumprimento das tarefas apresentadas por outra equipe.

12. Qualquer dúvida será decidida pela comissão organizadora juntamente com a comissão julgadora. A decisão é soberana.

13. No término de cada dia da gincana, cada equipe deverá ter seu QG organizado, recolhido todo seu material, sob pena de ser desclassificado.

14. Somente receberá premiação o componente da equipe que comparecer no mínimo 02 dias da gincana.

15. O resultado financeiro das tarefas que envolvem venda será revertido para o pagamento da premiação.

16. Cada equipe deverá ter seu material básico: papel em branco, caneta, lápis, borracha, tesoura, fita adesiva, régua, canetões coloridos, TNT, etc.

17. Cada equipe deverá acompanhar a gincana através do blog: gincanacb.blogspot.com, sendo que no mínimo 50% da turma deve ser seguidor .

18. Cada equipe deverá ter seu blog e seguir orientações dadas em folha anexa.

19. A equipe deve participar em todas as tarefas, sob pena de perder 20% de seus pontos; caso repita a não participação, é desclassificada e terá aulas normais durante os dias da gincana.

20. Critério de desempate final:

1º - a turma com maior percentual de presentes nos dias da gincana – 30/07, 07/06 e 17/06.

2º - Blog mais organizado e interativo.

PREMIAÇÃO:

1º lugar: camiseta comemorativa da gincana para cada integrante e troféu.
2º lugar: foto da equipe para cada integrante e troféu.
3º lugar: troféu
4º lugar: troféu
5º lugar: troféu