ORGANIZAÇÃO:
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Coordenação da Área: Prof.
Leani C.F. Lutz
TEMA: Boas
Práticas Ambientais
PERÍODO: 19/05
A 06/06/2014
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver atitudes de práticas ambientais com a
finalidade de aperfeiçoar nosso convívio no ambiente escolar.
METODOLOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL
1.Os professores responsáveis das séries
iniciais e professores de Ciências das Séries Finais receberão um material em
slide e vídeos para trabalho com a turma.
2. Elaborar
desenhos ou cartazes indicativos (para salas, corredores, banheiros...) ou
textos ou acrósticos, ou vídeo... com o tema: Como posso melhorar minhas
atitudes para contribuir com a
organização de um ambiente escolar
agradável.
3. Seleção
do material acima para divulgação na escola e blog, jornal local (desenho,
acróstico, texto...). OBS: se houver a produção de vídeo, a divulgação será
coletivamente no auditório da escola e blog da Gincana Ambiental.
Turma
|
Prof. Responsável
|
11
|
Tânia
S.
|
21
|
Ana
|
31
|
Astrid
|
41
|
Lenise
|
51
|
Marina
|
61
|
Carla
|
62
|
Edivã
|
71
|
Neiva
|
72
|
Maria
Madalena
|
81
|
Eliete
|
82
|
Eliana
|
83
|
Josiane
|
84
|
Cristiane
|
ENSINO
MÉDIO DIURNO
1 1. Assistir coletivamente no auditório o material
elaborado para este fim.
2. Distribuição de tarefas para cada turma
através de sorteio, sendo que cada turma e um professor responsável ficarão
responsáveis por melhorar o espaço escolhido.
TAREFA
|
Turma
|
Prof. Responsável
|
1.Produção
de placas relacionadas aos cuidados com o ambiente, principalmente com o
lixo.
|
312
|
Élio
|
2.Plantio de hibiscos.
|
111
|
Márcia
C.
|
3.Poda,
limpeza e adubação dos hibiscos plantados durante as gincanas nos anos
anteriores.
|
211
|
Cleonice
|
4.Limpeza
dos canteiros da frente da escola e correção das plantas que formam o CB
verde.
|
212
|
Rosana
|
5.Limpeza
do canteiro lateral do campo e plantio de forrageira da parte em erosão (rua
de acesso a escola)
|
113
|
Márcia
S.
|
6.
Limpeza dos canteiros da gruta e plantio de novas flores.
|
112
|
Ângela
|
7.
Limpeza e plantio do canteiro da entrada dos alunos e plantio de forrageira
na parte em erosão no lado esquerdo do campo.
|
311
|
Emilene
|
3. Observação do local escolhido (tarefa sorteada)
com professores da Área de Ciências da Natureza.
4. Elaboração do Projeto da Tarefa com o auxílio
das professoras de Seminário Integrado, para entregar à direção e ao (a)
professor (a) responsável.
5. Dia
da atividade prática: 28/05/2014 – quarta-feira no período da tarde.
ENSINO
MÉDIO NOTURNO
TAREFA
|
Turma
|
Prof. Responsável
|
1.Confeccionar
caixas identificadas para serem utilizadas como porta- rascunhos reutilizando
assim as folhas que sobram no Xerox e secretaria) para serem deixadas em
todos os setores da escola (10).
|
114
|
Márcia
G
|
2.
Confeccionar caixas identificadas para serem utilizadas como porta- rascunhos
reutilizando assim as folhas que sobram no Xerox e secretaria, para serem
deixadas em todas as salas de aula (15).
|
213
|
Leani
|
3.Elaborar uma
redação com o tema
|
313
|
Daniela
|
RECURSOS
Para
que o projeto seja realizado com sucesso, pedimos a colaboração da direção com
os seguintes itens:
·
Auxílio do funcionário de manutenção e materiais
para o trabalho em jardim.
·
Aquisição de plantas na prefeitura ou pedido
de doações nas floriculturas, tais como: Hibiscos (6 a 8 unidades) e plantas
para o jardim da gruta.
·
Materiais para o ambiente externo: lixeiras
grandes para o campo, adubo, madeira para confecção de placas (pode ser
retalhos), tinta acrílica para madeira branca - preto e vermelho, pincéis, prego martelo, serrote...
·
Materiais para o ambiente interno: caixas
pequenas de papelão (25 unidades), tinta guache, pincéis...
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado em reunião de
professores, bem como entre as turmas, serão avaliados itens como envolvimento,
participação, realização das atividades.
ENCERRAMENTO
O
encerramento do projeto ocorrerá com o desenvolvimento de um vídeo com as
imagens e produtos das atividades realizadas, o qual será assistido
coletivamente no auditório da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário