segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

VIAGEM DE ESTUDOS

Encerrando o ano letivo de 2013, as Equipes participantes da 7ª GINCANA AMBIENTAL  realizaram uma viagem de estudos entre os dias 11 a 14/12/2013. As regiões visitadas e estudadas foram Serra Gaúcha e Litoral Norte, escolha essa pela Equipe Campeã.
A viagem de Estudo pressupõe a integração dos conhecimentos relacionados ao estudo com as Regiões da Serra Gaúcha e Litoral Norte, envolvendo atividades de observação e envolvimento nos locais propostos no roteiro:
·         Bento Gonçalves – Cooperativa Vinícola Aurora;
·         Caxias do Sul - Jardim Botânico, Museu do Imigrante, Museu da Casa da Pedra, Zoológico na UCS;
·         São Francisco de Paula – Trilha ecológica no Parque das Cascatas;
·          Gramado – Programação do Natal Luz;
·          Capão da Canoa – praia e parque aquático.
Já os objetivos da Viagem de Estudos foram:
·      *Integrar a aprendizagem teórica desenvolvida nas aulas durante o ano letivo com o conhecimento prático das Regiões da Serra Gaúcha e Litoral Norte.
·         *Compreender os aspectos relacionados à industrialização na produção de derivados da uva.
·    *Observar a biodiversidade da fauna e flora da serra gaúcha e litorânea, aprofundando os conhecimentos teóricos.
·         *Analisar o contexto histórico dos municípios a serem visitados.
·         *Valorizar a cultura local com ênfase nas tradições natalinas.
·         *Oportunizar aos alunos a possibilidade de conhecer locais e atividades novas, com realidades diferentes às que estão habituados.
·            * Desenvolver valores de cooperação, respeito e responsabilidade entre si e com a natureza.
·            *  Proporcionar momentos de integração e lazer entre alunos e professores.

Através da avaliação dos alunos, concluímos que é muito importante proporcionar uma viagem de estudos, pois ela passa a ser uma excelente ferramenta na compreensão real de estudos teóricos realizados em sala de aula, bem como uma forma de integração, ressaltando valores como responsabilidade, respeito e cooperação.
Algumas falas de alunos:
“Fazer uma viagem é importante para nossa vida escolar, pois temos uma experiência de vida diferente do que estamos acostumados, e ainda vemos muitas coisas que estudamos durante o ano.”
“Nesta viagem nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Conhecemos lugares novos, nos tornamos mais amigos, logo acrescentamos mais experiências e teremos mais histórias para contar para as gerações que virão.”
“Vale a pena fazer viagem de estudos para aprender coisas novas e fixar o que vimos em sala de aula, também um ponto forte é a integração de todos os participantes, fazendo novas amizades”.


Profª Leani C. F. Lutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário